Hormônio melatonina pode retardar o cancro da mama: estudo

1 Aug

Um novo estudo está a verter mais luz sobre a possível ligação entre câncer de mama e níveis mais baixos de melatonina – um hormônio que o corpo produz durante a escuridão para ajudar a promover o sono.

Dr. Eva Schernhammer da Harvard Medical School e Susan Dr. Hankinson do Hospital Brigham and Women de Boston realizou um estudo caso-controle prospectivo examinar a associação entre os níveis de melatonina e risco de câncer de mama.

Eles mediram os níveis de melatonina um metabolito principal (6-sulphatoxymelatonin) na urina de 147 mulheres com câncer de mama invasivo, e as mulheres 291 em um grupo controle. Eles coletaram a urina antes de qualquer cânceres foram diagnosticados, por isso os pesquisadores acredito que os níveis são preditivos de risco de câncer.

Eles descobriram que:
• mulheres no quartil mais elevado dos níveis de melatonina metabólito tiveram um risco 40 por cento menor de desenvolver câncer de mama invasivo, enquanto
• mulheres no quartil mais baixo tinha um aumento de 70 por cento de risco.

Os autores concluem que seus dados suporta a hipótese de que níveis mais elevados de melatonina estão associados a um menor risco de câncer de mama, e que “… a secreção de melatonina podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento do câncer de mama”.

“Este é o primeiro (estudo) mostra uma redução no risco de câncer de mama com os níveis de melatonina alto”, disse Dr. Schernhammer CTV News from Viena, Áustria.

“Esta é uma peça forte de evidência”, disse Julia Knight, um epidemiologista do Lunenfeld Samuel Research Institute, em Toronto. Ela também está pesquisando o papel da melatonina no cancro, e como modificar os seus níveis.

“Este estudo é útil porque sugere que deveríamos perseguir isso. Porque os níveis de melatonina foram medidos antes que as mulheres foram diagnosticados, ele suporta a idéia de que níveis mais baixos de melatonina podem influenciar diretamente o câncer de mama”, disse Knight.

Estudos anteriores descobriram que os trabalhadores do turno da noite têm um risco aumentado de desenvolver câncer de mama e possivelmente outros tipos da doença, como câncer de cólon.

A melatonina é produzida pela glândula pineal – um órgão do tamanho de ervilha no cérebro que secreta o hormônio quando as luzes são desligadas. Por outro lado, a produção de melatonina é desligado imediatamente quando o olho detecta a luz.

Um estudo de dois anos – envolvendo ratos de laboratório em vez de seres humanos – por pesquisadores do Bassett Research Institute em Cooperstown, NY encontrados melatonina atrasa o crescimento do câncer de mama em 70 por cento.

Os cientistas descobriram que quando eles expuseram os ratos implantados com câncer de mama humano à luz constante, o crescimento acelerado do tumor em uma taxa sete vezes mais rápido do que sob condições de luz normal.

Drs. Schernhammer Hankinson e concluem que são necessários mais estudos para confirmar suas descobertas, incluindo as que tratam “se tempo de sono – e, portanto, tempo de pico de produção de melatonina -… Assuntos no desenvolvimento do tumor de mama”

De fato, estudos clínicos estão em andamento para ver se suplementos de melatonina – geralmente versões sintéticas do hormônio natural popular no tratamento de insônia e lag jato – são úteis no tratamento do câncer.

No entanto, os pesquisadores não recomendam as pessoas começam a tomar melatonina para prevenir o câncer, porque não se sabe o suficiente sobre como ele funciona ou possíveis riscos.

Testes também estão sendo feitas sobre se dieta, exercício e do comprimento de onda de luzes diferentes afetam os níveis de melatonina. Dados sobre estes ensaios são esperados ainda este ano.

Outros fatos melatonina:
• Melatonina ajuda a gerar os ritmos circadianos do corpo, e define o relógio interno do cérebro.
• Embora as crianças excretam grandes quantidades de melatonina, adultos mais velhos produzem relativamente pouco.
• A glândula pineal começa excreting melatonina em torno do sol, aumentando sua produção drasticamente duas horas – quatro horas, e, em seguida, diminuindo a sua saída como luz do dia aparece.
• Embora vendido como um suplemento dietético nos Estados Unidos, a Health Canada não aprovou a melatonina para venda no Canadá. Ele está disponível pela prescrição somente em um número de outros países.
• Os cientistas só tomou conhecimento da presença da melatonina em 1958.

One Response to “Hormônio melatonina pode retardar o cancro da mama: estudo”

  1. Jessica Souza August 1, 2011 at 6:55 pm #

    Hormônio melatonina pode retardar o cancro da mama: estudo

Leave a comment